De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, a prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e da comunicação é regulamentada pela Resolução CFP nº 011/2018.
Diante do cenário de pandemia, fez-se necessário suspender os atendimentos psicoterapêuticos presenciais, com o intuito de proteger os pacientes de possíveis contágios, e iniciar uma dinâmica de atendimentos online.
Sendo assim, seguem algumas orientações para estruturar esse novo modelo de atendimento e tornar eficazes as sessões online:
– As sessões seguirão os dias e horários combinados previamente com o psicoterapeuta;
– As sessões podem ser realizada por computador, celular ou telefone, de acordo com o que for mais confortável para o paciente. Porém, se a escolha for vídeo chamada, é necessário averiguar a conexão com a internet para que não haja entraves durante o atendimento;
– Assim como o psicoterapeuta, o paciente deve procurar um espaço reservado, no intuito de assegurar sua privacidade e o sigilo da sessão;
– O uso de fone de ouvido potencializa a privacidade da sessão.
– Se houverem outras pessoas na casa, o paciente pode conversar sobre a necessidade de privacidade durante a sessão e se mesmo assim não ficar à vontade, o paciente pode ligar um som ambiente para evitar que a sua voz se propague pelos outros cômodos da casa.