Isolamento social e saúde mental: como se manter saudável?

Na última semana, devido à pandemia da Covid-19, fomos orientados a ficar em nossas casas com o intuito de evitar a propagação do vírus e também de nos protegermos de possíveis contágios. Sendo assim, estamos as voltas com uma restrição social até então não conhecida por muitos indivíduos.

As escolas e os comércios estão fechados, muitas pessoas estão trabalhando dentro de suas casas, os parques, ruas e praças estão vazios. Diante desse cenário e das medidas tomadas pelo Governo, é natural nos depararmos com o medo do que está por vir. Não temos informações solidas do prazo que teremos que ficar isolados em nossas casas e das consequências que essa pandemia irá trazer. Porém, é necessário nos atentar, pois o medo pode abrir portas para quadros ansiosos e/ou depressivos. Por isso, é importante pensarmos em estratégias para cuidar, não só do físico, mas principalmente, do emocional.

Na tentativa de preservar a saúde mental, seguem algumas orientações que podem ser eficazes nesse momento:

– Estabelecer uma rotina onde caibam práticas saudáveis: trabalho, cuidados com a casa, exercício físico, espaço para reflexão e lazer;

– Através do uso de tecnologias, manter contato frequente com parentes e amigos;

– Se manter informado das notícias diárias, porém ser muito cauteloso com as chamadas fake news. Também é importante delimitar a quantidade de notícias absorvidas ao longo do dia, pois o excesso de informação é tão prejudicial quanto a falta dela;

– Para aqueles que fazem uso da psicoterapia, é de extrema importância dar continuidade ao processo psicoterapêutico (de forma online), com o intuito de evitar desorganizações psíquicas diante do cenário atual.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *